Márcia ( Mia) Gelape

Psicóloga, com várias especializações destacando técnicas de aprendizagem, antropologia, filosofia, psicodrama e arteterapia. Teoriza através de sua experiência artística técnicas de ensino voltadas para o construtivismo onde prioriza a individualidde e potencial de cada um, construindo o saber através do processo de instigar, questionar e levar o aprendiz a construir seu caminho de saber, direcionado pelas vivências da modalidade em questão.
Sua formação artística começou quando criança em ballet com Joaquim Ribeiro, dança de salão com Leo e Elaine (Pé de Valsa) onde apresentava frequentemente com o grupo profissional, dança afro com Márcio Valeriano e em piano com César Buscaccio, referência em Minas Gerais, tendo estudado por doze anos além do piano, teoria musical, porém sempre se destacou escutando músicas e transcrevendo-as para partitura de forma autodidata.
Desde pequena criava peças de teatro e dança liderando outras crianças, dirigindo, roterizando e apresentando-as em eventos escolares, familiares, centros comunitários em regiões rurais, tendo durante muitos anos se tornado tradição na época da semana santa, na cidade da família paterna, Morro Vermelho, o teatro sempre no sábado de aleluia, como também participação artística na encenação da Paixão de Cristo, até os quinze anos, quando foi estudar em Oklahoma City, nos Estados Unidos, cursando, além da grade obrigatória, teatro, música e dança, sendo contemplada como aluna-destaque em 1996.


      
Retorna ao Brasil lecionando inglês e ingressa na dança flamenca, na faculdade de psicologia e no teatro com Luciano Luppi. Teve formação no flamenco autodidata e fez cursos com referências em dança, pesquisa e percussão como Antônio Canales, Antônio Marquez, Escuela Mariquilla, Júlio Fernandez, Tiza Harbas, Talita Sanchez, Fábio Rodriguez, La China, Nino de los Reyes, Roberto Argenrosa, Tito Gonzalez, Antônio Moreira, Ana Moreno, Andrea del Puerto, Miguel Alonso, Cadica, etc. Fez parte da Cia. Los del Rocío onde trabalhou com Bibi Ferreira, Joaquim Costa, Judis Grimberg, Marcelo Cordeiro, Ivan Andrés, Lair Ribeiro. Foi solista, assistente de direção e professora. Entre os vários trabalhos destaca-se Carmen, Bolero de Ravel, Amargo, Villancicos, apresentados no Palácio das Artes.
Em 2002 assume a direção artística da Cia. García y Lorca, roterizando, dirigindo, coreografando, lecionando e atuando como primeira bailarina e atriz. Cria os espetacúlos Amor Torero (2003); Aldeia Flamenca- Quadros flamencos (2003); Romeu + Julieta (2004); La Boda (2004); El Romance Gitano (2005); Aldeia Flamenca- Fusion/ Paixão (2006); La Boda (2007); Carmen (2007); Aldeia Flamenca- Soniquete Moderno (2008); Sertão Andaluz (2009). Todos espetáculos foram concebidos, dirigidos, coreografados por Márcia.
                                              
    No campo de pesquisa destaca-se com o projeto empírico onde constata as raízes flamencas da música brasileira, abrindo um horizonte de resgate cultural e de descoberta da origem de modos e costumes do sertão de Minas Gerais até Pernambuco. Trabalho pioneiro qual registra sobre o nome de flamenco regional brasileiro. Logo em parceria com Chico Lobo compõe músicas que são o primeiro registro desta descoberta, contidas no espetáculo Sertão Andaluz e tem o apoio do grupo regional pernambucano Cordel do Fogo Encantado chegando até a apresentarem-se juntos. O espetáculo é levado em turnê por Minas Gerais no ano de 2009 em parceria com Saulo Laranjeira. Em 2010 estréia as peças Crepúsculo do sentido e Depois do crepúsculo, ambos roterizados e dirigidos por ela.


 
 Além destes trabalhos participou das montagens de Aída no Palácio das Artes em 2001 e 2002. Márcia também coreografou óperas apresentadas em teatro municipais: La Traviatta (2003); Flauta Mágica( 2004); Viúva Alegre (2005); Flauta Mágica (2006) em parceria com o Palácio das Artes sob direção de Francisco Mayrink. Foi indicada pelo prêmio Sesc/ Sated em 2006 a melhor bailarina, melhor espetáculo ( El Romance Gitano), melhor trilha sonora (El Romance Gitano) e melhor direção.                     

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!